A Tua Ideia Bomba – Mr. Wonderful
A Tua Ideia Bomba é um livro escrito pelos fundadores da marca Mr. Wonderful que tem como objectivo orientar e entusiasmar os seus leitores para irem com as suas ideias para a frente. É um livro pequeno, que diz poucas coisas mas boas e que contém o básico dos básicos sobre como levar a tua ideia para a frente. É um livro pequeno e de rápida leitura e é, sobretudo, um livro muito bonito esteticamente, como tudo o que a Mr. Wonderful faz. Eu pessoalmente não o comprava mas lê-lo da biblioteca foi agradável.
Os Funerais da Mamã Grande – Gabriel García Márquez
Este livro contém 7 contos e uma novela do aclamado autor colombiano Gabriel García Márquez. São todas histórias com um pé na realidade e outro na fantasia, o chamado realismo mágico a que Gabo tão bem se dedicava. Todas deixam um sabor agridoce na boa, um sabor de quero mais, como se ficasse sempre a faltar algo no fim, como se a história tivesse acabado demasiado cedo. Um livro que só peca por ser tão curto, mas que em tudo o resto é excelente. Recomendado!
Clube de Combate Feminista – Jessica Bennet
Em Clube de Combate Feminista Jessica Bennet traz-nos um manual para sobreviver a um ambiente de trabalho sexista. É um livro repleto de humor e de verdades inconvenientes, capaz de abrir muitas mentes e de ensinar muita coisa a muitas mulheres (e homens!). Tem causado um verdadeiro furor no nosso país irmão e só muito recentemente chegou cá, mas sem dúvida que promete dar que falar. Eu pessoalmente admito que gostei muito mais dele do que espera, que planeio reler muitas vezes e que vai ser um daqueles livros que não sai da minha estante.
História do Novo Nome – Elena Ferrante
Li o primeiro volume de A Amiga Genial e pensei que não podia melhorar, mas a verdade é que este segundo volume, História do Novo Nome, ainda é melhor. A história de Lina e Elena e dos seus caminhos cada vez mais dispares numa realidade dura e feroz encanta os leitores, vicia, prende-nos do inicio ao fim. A escrita de Elena Ferrante é inacreditável, seca e dura, sem rodeios. Muito recomendado!
Foi já no final dos anos 40 que Miguel Torga entrou para o automóvel com Fernando Valle Teixeira, um amigo tão entusiasta quanto ele e juntos empreenderam a viagem que deu origem a este livro. Aqui, Torga percorre o país de lés a lés e descreve aos leitores em poucas palavras cada uma das regiões que visita.
Eu adorei, como adoro tudo o que é de Torga, embora seja um registo diferente daquilo a que estou habituado. É um livro muito curto, onde se fala brevemente sobre cada uma destas terras, mas ainda assim Torga mantém aquela poesia na voz que tão bem o caracteriza. A parte do meu alentejo tocou-me especialmente, mas isso foi a mim que não sou imparcial nesta questão… Muito recomendado!