10 Clássicos Sobre o Amor (e não só)

1
O Monte dos Vendavais – Emily Bronte

Wook.pt - O Monte dos Vendavais

Recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o ensino secundário, esta é a história da  paixão de Heathcliff e Catherine. Este livro que é a única obra desta autora, é uma história de amor que não é uma história de amor. Um romance tenebroso, demoníaco e soberbamente escrito que promete arrepiar os pelos da nuca de muita gente. Amor? Provavelmente não. Mas ainda assim…

 

 

2Wook.pt - Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Ora aqui está um clássico que não podia faltar nesta lista. Também recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o ensino secundário, esta é a história de amor entre Elizabeth Bennet, a filha de espírito vivo e independente de um pequeno proprietário rural, e Mr. Darcy, um aristocrata altivo da mais antiga linhagem. Doce, ligeiro e, ainda assim, com conteúdo. Diriam os saudosistas que já não se fazem obras destas hoje em dia…

 

 

 

Wook.pt - A Rosa do Adro3
A Rosa do Adro – Manuel M. Rodrigues

Bastante menos conhecido que os anteriores, li este livro há uns anos atrás e adorei tanto que ele nunca mais me saiu da memória. Numa aldeia minhota à beira do Porto, esta é a história dos amores e desamores da Rosa do Adro. António ama Rosa, a mais bela e mais cobiçada de todas as moças da terra, mas Rosa ama Fernando. Fernando também a ama mas está longe, a terminar o curso. Uma obra muito boa.

 

 

Wook.pt - O Amor nos Tempos de Cólera4
O Amor nos Tempos de Cólera – Gabriel Garcia Márquez

Aqui os apaixonados são Florentino e Firmina, que se amam por mais de 5 décadas em que mal mantêm contacto. Uma história de amores para a vida, persistência e esperança.

 

 

 

5
Dom Casmurro – Machado de Assis

Wook.pt - Dom Casmurro

Bento Santiago estava destinado a ser padre devido a uma promessa feita pela sua mãe, mas acaba por abandonar o seminário e ir estudar direito graças ao ser amor pela amiga de infância, Capitu. Mas Bento é ciumento e não consegue tirar da cabeça a dúvida sobre Capitu e o seu próprio grande amigo, Escobar. E o seu filho, será mesmo seu?
Este livro é, mais do que uma história de amor e relacionamentos, um teste ao leitor. Vai acreditar em Capitu? Ou nas teorias de Bento?

 

 

6
Nossa Senhora de Paris – Victor Hugo

Wook.pt - Nossa Senhora de Paris

Também conhecido pelo nome O Corcunda de Notre-Dame, este livro é recomendado pelo PNL para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. Estamos em Paris, em plena Idade Média. À sombra da catedral, a bela bailarina Esmeralda desperta paixões. Mendigos e vadios, o poeta Gringoire e o capitão dos guardas Phoebus rodeiam-na e admiram-na e o temível arquidiácono Claude Frollo é levado ao crime. Suspeita e votada ao suplício, Esmeralda é salva pelo sineiro de Nossa Senhora de Paris, Quasimodo, o Corcunda, que a protegerá e adorará ate que a morte os una. Um livro intemporal.

 

7
O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby

Visto pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.

 

 

8Wook.pt - Amor de Perdição
Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco

Um romance ao estilo de Romeu e Julieta, uma das maiores obras do romantismo português, esta obra gira em torno da história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Jovens filhos de famílias inimigas, loucamente apaixonados, capazes de preferir a morte a uma vida de separação. Lindo e trágico.

 

 

9
Anna Karenina – Lev Tolstói

Wook.pt - Anna Karénina

Os dramas familiares, com os seus problemas morais, a sua busca de um ideal para a vida em matrimónio, surgem em franca ligação com o panorama geral da vida, o sistema de valores, os hábitos, os conceitos éticos e religiosos. Mas é também uma das maiores histórias de amor da literatura universal, e uma das mais trágicas, protagonizada por Anna Karénina, a bela mulher de um aristocrata muito rico e o Conde Vrônsky, um galante oficial do exército. Com Anna Karénina, Lev Tolstói elevou à perfeição o romance de realismo social e criou uma das heroínas mais amadas da literatura de todos os tempos.

 

 

Wook.pt - Romeu e Julieta

10
Romeu e Julieta – William Shakespeare

Ficou para último mas, claro, que este que é um dos maiores clássicos da literatura de sempre não podia faltar. No Séc. XVI, em Itália, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto são dois jovens que se apaixonam perdidamente. Mas filhos de famílias inimigas, o seu amor é proibido. Será o ódio entre as famílias o suficiente para os manter afastados?

 

 

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s