O Feiticeiro de Oz – Frank Baum

Wook.pt - O Maravilhoso Feiticeiro de Oz

Livro Físico

“Sabes, continuou em tom confidente, não me importo que os meus braços, pernas e corpo estejam empalhados, porque assim não me magoo. Se alguém me pisa os pés ou me espeta um alfinete, não tem importância, porque não sinto nada. Mas não quero que me chamem estúpido, e como vou saber o que quer que seja, se a minha cabeça contunuar recheada de palha, ao invés de estar cheia de inteligência, como a tua está?”

Resultado de imagem para l. frank baum
L. Frank Baum

Lyman Frank Baum nasceu a 5 de maio de 1856 em Chittenango, Nova York e faleceu a 6 de maio de 1919 em Los Angeles. Foi escritor, editor, actor e produtor de cinema. O Feiticeiro de Oz é a sua obra mais conhecida, tem marcado gerações de leitores ao longo dos anos e é mesmo um clássico da literatura infanto-juvenil.

Nesta obra Dorothy é uma menina que vive no Kansas com os seus tios e o seu cão, Tótó. Um dia chega um tornado que ergue a casa no ar e leva Dorothy e Tótó para longe do local onde vivem e dos tios de Dorothy. Ela vai parar à Terra dos Munchkins, onde se torna uma heroína, mas tudo o que Dorothy quer é conseguir voltar para casa.

É então aconselhada a ir até à Cidade Esmeralda, onde vive o Feiticeiro de Oz, o único que pode ajudá-la a concretizar o seu desejo. Pelo caminho vive muitas aventuras e conhece um Espantalho sem cérebro que tudo o que quer é ser inteligente, um Lenhador de Lata que tudo o que quer é ter um coração e um Leão Cobarde que tudo o que quer é ter coragem. Juntos vão enfrentar muitos perigos e encontrar finalmente o Feiticeiro de Oz. Mas será ele capaz de os ajudar?

Esta leitura foi, na realidade, uma releitura. O Feiticeiro de Oz é uma obra fantástica, que eu li quando era criança e adorei. É um livro que se lê bem apesar de já ter um bom número de páginas.

A história é mágica, muito doce, inspiradora e recheada de simbologias. O leão representa a coragem, o espantalho a inteligência e o homem de lata a empatia. Dorothy é uma menina muito corajosa e decidida e provavelmente uma das primeiras personagens infantis femininas realmente fortes e independentes.

É uma obra deliciosa que promete inspirar nos jovens leitores muita empatia, enquanto os diverte e entretem. É uma obra sobre coragem, amizade e força que tem marcado muitas gerações e promete marcar ainda muitas mais. Não há coisas realmente más a acontecer aqui, e isso só torna a história ainda mais nobre.

Fantástico! Muito recomendado, 5*

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s