15 livros para falar com as crianças sobre o medo

Há temas que são difíceis de falar, principalmente com crianças. O medo é um desses temas. Por isso hoje damos algumas dicas de livros que podem servir para falar sobre o medo com as crianças. Contar a história, falar sobre a história, brincar com a história e… aprender com a história. Haverá algo melhor? 😉

 

Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato – Emily Gravett

Wook.pt - Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato

Toda a gente tem medo de alguma coisa. O pequeno Rato tem medo de muitas coisas. Viver com medo pode fazer com que até a pessoa mais corajosa se sinta pequena. E o pequeno Rato sente-se pequeno. Este divertido livro cheio de recortes e repleto com as fobias do pequeno Rato é uma divertida forma de falar sobre o medo. Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

 

O Escuro – Lemony Snicket

Wook.pt - O Escuro

O escuro vive na mesma casa que o Lucas. Numa noite, o escuro visita o Lucas no seu quarto e convida-o a visitar a cave, onde uma bela surpresa estará à espera dele…
O livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

 

O Cuquedo – Clara Cunha

Wook.pt - O Cuquedo

O Cuquedo está à solta! E veio para assustar os animais! Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida, num registo mais descontraído que os livros anteriores, vocacionada para crianças a partir dos 2 anos. Também recomendamos O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo!

 

Eu e o meu Medo – Francesca Sanna

Wook.pt - Eu e o Meu Medo

Quando uma menina muda de país e entra para uma escola nova, o seu medo tenta convencê-la a ficar sozinha e assustada. Como pode ela fazer amigos, se não entende o que as pessoas dizem? De certeza que mais ninguém se sente assim…
Depois da obra-prima A Viagem, que alcançou um enorme sucesso, a autora conta-nos, com delicadeza, como podemos encontrar amizade e conforto quando partilhamos os nossos medos. Um livro com um excelente cuidado gráfico, que aborda uma questão difícil com muita sensibilidade.

O Pequeno Cavaleiro que Tinha Medo da Chuva – Gilles Tibo

Wook.pt - O Pequeno Cavaleiro que Tinha Medo da Chuva

 

Wook.pt - Quem Tem Medo do Escuro?
Caiu a noite e a Lua instalou-se bem alto lá no céu. Dentro em pouco serão horas de ires para a cama. Mas, antes disso, abre este livro e descobre uma das suas adoráveis histórias! E vais ver que a noite e o escuro não fazem mal a ninguém…
Para todas as crianças que não conseguem dormir sem uma luzinha acesa durante a noite, eis um conjunto de histórias ternas e tranquilizadoras que as ajudarão a vencer o medo do escuro!
.
.
Wook.pt - Félix, o Coleccionador de Medos

 

Uma história para favorecer a expressão de sentimentos tirando partido do que, em princípio, poderia parecer uma limitação ou uma barreira para o dia-a-dia. A conhecida escritora galega Fina Casalderrey convida-nos a rir-nos de nós próprios, e a ilustradora portuguesa Teresa Lima, que aceita este convite, mostra-lhe a sua cumplicidade nas sempre elegantes e quentes imagens do álbum. A artista portuguesa resolve a parte visual com a sua conhecida e já reconhecida — tendo em conta os múltiplos e importantes prémios recebidos — linha plástica, baseada numa técnica mista em que combina os tons pastel, os lápis de cor e a colagem de alguns elementos. Trata-se de uma proposta plástica onde predominam as imagens criadas a partir de uma suave paleta cromática que joga constantemente com uma luminosidade muito pessoal. Umas imagens com que a ilustradora nos introduz neste fascinante mundo de Félix.
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

 

O Pequeno Livro dos Medos – Sérgio Godinho

Wook.pt - O Pequeno Livro dos Medos

O Pequeno Livro dos Medos é escrito e ilustrado por Sérgio Godinho. Fala-nos dos medos da infância, “alguns mais fortes que nós”, de como ultrapassamos outros (” … o cavalo chegou-se à minha mão aberta, que tremia com a maçã em cima. Era a única coisa que lhe podia dar. Foi a única coisa que ele levou. Adeus cavalo, adeus medo dos cavalos.”). Até à história que o avô Francisco Magalhães, tipógrafo de profissão, escreveu para o seu filho João de cada vez que ele tivesse medo. Porque o medo também faz parte de nós (quem não tem medo?) mas quando começa a ser exagerado, “a abusar”, é preciso controlá-lo, nem que para tal seja preciso “saltar, correr, espernear, lutar, falar, responder, perguntar, ou, muito simplesmente, pensar.”

 

Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendak

Wook.pt - Onde Vivem os Monstros

Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: – MONSTRO! E Max respondeu-lhe: – VOU-TE COMER! Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta. Publicado pela primeira vez em 1963, “Onde vivem os monstros” provocou alguma polémica pela forma nada exemplar com que as crianças eram retratadas. Não obstante, tornou-se um clássico da LIJ e uma referência imprescindível, sendo hoje uma das obras mais vendidas de sempre, com tradução em inúmeras línguas. Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho. “Onde vivem os monstros” é um exemplo de álbum ilustrado pela sua perfeita conjugação entre palavra e imagem; uma história simples e poética, contada com humor, máxima economia expressiva e absoluta harmonia entre texto e ilustrações. Tudo se conjuga neste livro, pensado artisticamente até ao mais ínfimo detalhe: o jogo com a diagramação, o formato, a atmosfera quase mágica que se desprende de cada página, a tensão argumental e a combinação de palavras, sons e repetições. À medida que o protagonista penetra no mundo onírico, o tamanho das ilustrações segue in crescendo até ao clímax da história, altura em que as imagens ocupam a totalidade da página, e começam a diminuir, a partir daí, acompanhando Max no seu regresso ao plano da realidade.

 

O Monstro das Cores – Anna Llena

Wook.pt - O Monstro das Cores

As emoções explicadas às crianças através das cores.
A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

 

O Gato e o Escuro – Mia Couto

Wook.pt - O Gato e o Escuro

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
A inventividade a que Mia Couto nos acostumou e o seu domínio da língua, numa história para crianças, ou também para adultos partilharem com as crianças. As ilustrações de Danuta Wojciechowska complementam este universo maravilhoso. Para perder o medo do escuro.

 

O Livro com Medo – Cedric Ramadier e Vincent Bourgeau 

Wook.pt - O Livro com Medo

Para crianças a partir dos dois anos de idade, este livro, cartonado, com textos de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau ajuda as crianças a lidar com uma das emoções mais comuns entre os mais pequenos: o medo. Dos mesmos autores que «O livro com sono» e «O livro zangado»

 

Não Tenho Medo do Escuro – Jakub Cenkl e Helena Haraštová 

Wook.pt - Não Tenho Medo do Escuro

Ultrapassar a fase típica do medo do escuro vai ser mais fácil com a ajuda deste livro! Ao longo das páginas a criança poderá identificar-se com os medos do personagem principal, mas em todas elas o medo não passa de fruto da sua imaginação -basta puxar as abas, acender as luzes e perceber que afinal nada há a temer. Uma ajuda indispensável para superar os medos das crianças. Livro recomendado para Educação Pré-Escolar.

 

Que Medo -Barbara Frandino

Wook.pt - Que Medo!

É verdade que quando os pais se separam têm de dividir tudo, até mesmo o gato, e que, por isso, a mãe poderá ficar com o focinho e o pai com a cauda? E que uma vez um menino meteu a mão no escuro e nunca mais a encontrou? Podemos ter medo de muitas coisas diferentes: de nos perdermos, de crescer, de sermos criticados, de falhar… O medo é uma emoção normal, que deve ser respeitada, e que nos permite ficar de sobreaviso em relação aos perigos. Mas é também uma faca de dois gumes: por vezes, não conseguimos distinguir uma preocupação real de uma desnecessária. Neste livro, os mais pequenos vão ficar a conhecer os medos e os seus pontos fracos, porque para enfrentar o inimigo é preciso primeiro conhecê-lo e depois ter uma carta na manga para o derrotar.
Com posfácio de Stefania Andreoli, psicóloga e psicoterapeuta.

 

O Medo o que é? – José Jorge Letria

Wook.pt - O Medo o que É?

De que cor é o medo? Como nasce? Que rostos pode ter? Só gosta de viver em casas assombradas, ou também pode morar nas outras? Quem tem medo também pode ser valente? Eis algumas das perguntas que nos assaltam o espírito sempre que falamos nesse sentimento tão humano e tão normal que é o medo. Neste novo livro de José Jorge Letria, que dá sequência a outros em que se fala da liberdade, do amor ou do sonho, o autor criou um conjunto de definições poéticas para este arrepio que nos percorre a espinha, para este nó que se aperta no estômago, para esta tremura nas pernas que tantas vezes faz com que recuemos perante uma sombra, um ruído, uma voz inesperada ou uma luz acesa numa casa abandonada. Quem é que tem coragem bastante para dizer que nunca sentiu medo?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s