10 Livros Que Sempre Quis Muito Ler Mas Ainda Não Calhou [Desafio nlivros]

Hoje trago-vos um desafio que roubei me foi feito pelo Miguel, do blog nlivros. Achei esta ideia muito engraçada, parabéns Miguel!

Vou falar de 10 livros que sempre quis muito ler mas, por uma ou outra razão, nunca calhou. Ora vamos lá…

 

Crime e Castigo – Fiódor Dostoievski

Wook.pt - Crime e Castigo

Raskólnikov, um estudante pobre e desesperado, vagueia pelos bairros degradados de São Petersburgo e comete um assassínio. A vítima é uma velha usurária. Raskólnikov imagina-se um grande homem, agindo por uma causa que está para além das convenções da lei moral e o coloca acima do comum dos mortais. O seu acto é praticado com uma mistura de sangue frio e exaltado misticismo. Mas quando inicia um jogo do gato e do rato com um polícia, Raskólnikov é cada vez mais perseguido pela voz da sua consciência. Apenas Sónia, uma prostituta, lhe concede a possibilidade de redenção.

 

O processo – Franz Kafka

Wook.pt - O Processo

Um belo dia a existência pacata de Joseph K., um bem-sucedido gerente bancário, vê-se abalada quando três homens entram no quarto da pensão onde reside para o prenderem. Não sabe quem o mandou prender nem muito menos do que o acusam — sabe apenas que está envolvido num processo obscuro e absurdo que o leva a percorrer as secretarias labirínticas nas quais decorre a instrução, conduzida por juízes menores cuja única incumbência é inquiri-lo. Este é um daqueles livros que já faz parte da minha estante, que eu quero muito ler mas que…ainda não calhou. Já leram? O que acharam?

 

 

Livro do Desassossego – Fernando Pessoa

Wook.pt - Livro do Desassossego

Um livro escrito por um sonhador, para sonhadores. Certamente já todos ouviram falar do Livro do Desassossego. Há quem diga que é uma leitura difícil. Eu, pelo que pude espreitar, parece mesmo o meu género de leitura. Um dia destes…

 

Os Miseráveis – Victor Hugo

Wook.pt - Os Miseráveis I

Jean Valjean foi condenado a trabalhos forçados nas galés depois de roubar um pouco de pão. Esta é a história da sua pena e da pena que a segue quando o seu castigo termina. É uma história de dor e sofrimento, e das piores misérias e podridões humanas que podemos imaginar. Mas ainda assim é também uma história de fé e esperança na humanidade. Eu vi o filme, e é o meu filme favorito, de sempre. Entretanto para os livros ainda não tive coragem, apesar de também já os ter na minha estante.

 

 

Wook.pt - Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

Cem Anos de Solidão é a história da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações que são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro. Sempre quis ler, ainda não li, mas consegui trazê-lo recentemente para a minha estante e vai sem dúvida ser uma das minhas próximas leituras!

 

 

Confissões de um Jovem Escritor – Umberto Eco

Wook.pt - Confissões de um Jovem Escritor

Em Confissões de um Jovem Escritor, Umberto Eco leva-nos numa viagem aos bastidores do seu método criativo e recorda como arquitectou os seus mundos imaginários: partindo de imagens específicas, fez sucessivas escolhas ao nível da época, da localização e da caracterização do narrador – o resultado foram histórias inesquecíveis para todos os leitores. Ando a querer ler este livro desde a universidade, onde nos foram dadas a ler apenas algumas partes. Até agora nada. E nem sequer é um livro grande! Enfim…

 

 

1984 – George Orwell

Wook.pt - 1984

Nesta distopia a electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana. Eu até já requisitei este livro da biblioteca uma vez. Mas lá está, não calhou…

 

Wook.pt - Um Cântico de Natal
Esta é mais uma história que conheço através do filme (que vejo todos os anos no Natal!) e que sempre quis ler, mas nunca calhou. Também é um livro que já está na minha estante à espera de vez. Aqui conhecemos a história de  Scrooge, um velho avarento que no Natal é visitado pelos Espiritos do Passado, do Presente e do Futuro.
.
.
.

Wook.pt - The Shining

Na verdade eu já li este livro, mas já o li há tantos anos que já mal me lembro da história. Tenho muita vontade de fazer uma releitura já há bastante tempo, mas lá está, ainda não calhou. Nesta obra de um dos maiores mestres do terror conhecemos a história de Jack Torrence, um homem que consegue um emprego num velho hotel, e acha que esse emprego será a solução dos seus problemas e dos da sua família. Só que as coisas não são tão perfeitas como parecem – existem forças malignas a pairar nos antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado.
.
.
.
.

Wook.pt - Dom Casmurro

Mais um clássico, desta vez do nosso país irmão, o Brasil. Dom Casmurro é a alcunha de Bento Santiago, que, velho e só, desvela as suas memórias. Uma promessa da mãe, traça-lhe o destino como padre, mas Bento Santiago apaixonado, abandona o seminário. Estuda Direito e casa-se com o seu grande amor, mas o ciúme e a desconfiança adensam-se. Suspeita que não é o pai biológico do filho do casal, Ezequiel, mas sim o seu grande amigo Escobar.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

4 comments

  1. Cara amiga, ficas desde já desafiada a responder a todos os post’s que eu efectuar sobre “10 Livros”.

    Em relação aos livros que referes: AINDA NÃO LESTE OS MISERÁVEIS???? Infame!

    Estou a brincar!

    Por acaso já li todos os 10 livros excepto o Livro do Desassossego, que tentei ler, mas que me aborreceu.

    Desses, tenho um carinho muito especial por “Crime e Castigo” e “Um Cântico de Natal”.

    Por falar em Dickens, já leste Oliver Twist e David Cooperfield? São geniais!

    Liked by 1 person

    • Desafio aceite 😉

      Eu quero muito ler os Miseráveis, a sério! Mas cada vez que vejo a sua extensão estremeço…. :$

      Também admito que, vergonhosamente, nunca li nada do Dickens, mas tenho curiosidade. Esse são bons? E o Conto de Duas Cidades, já leste?

      Gostar

      • De Dickens já li tudo, pelo menos ao nível do romance.

        Sinceramente não é o livro que prefiro. Na minha opinião, Oliver Twist e David Cooperfield são as melhores obras de Dickens, coadjuvado pelo “Cântico de Natal”, obra que adoro dado adorar a época natalícia.

        Genial é também a obra: ” As Aventuras do Sr. Pickwik”. Uma espécie de D.Quixote do século XIX.

        Começa por ler o “Cântico”, é pequeno e lês o livro em dois, três dias.

        Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s