Resumo de Leituras [Janeiro & Fevereiro de 2018]

Hoje vim falar resumidamente das leituras que 2018 me trouxe até agora. Já escrevi sobre todos (ou quase?) estes livros, portanto aqui vou tentar não me alongar muito.

 

Vozes de Chernobyl – Svetlana Alexievich
3
Imagem relacionada

Este ainda veio começado de 2017, era um livro que estava nas minhas prateleiras já há algum tempo, mas que só terminei já em Janeiro. Svetlana traz-nos mais de 500 testemunhos de sobreviventes de Chernobyl, vitimas da tragédia.
É um livro muito bom, se dei apenas 3 estrelas foi porque não é o meu género de literatura preferida. São entrevistas/transcrições.
Falei dele aqui.

 

 

 

Os Loucos da Rua Mazur – João Pinto Coelho

5-estrelas.jpg

Resultado de imagem para os loucos da rua mazur

Um livro que entrou directamente para a minha lista de favoritos. Os Loucos da Rua Mazur conta a história de Yankel, Erik e Shionka, três amigos de infância que cresceram numa pequena aldeia dividida entre judeus e cristãos durante a II Guerra Mundial.
Sem duvida um dos melhores livros sobre este tema que li até hoje. E diferente da maioria.
Podem saber mais sobre ele aqui.

 

 

 

Os bebés de Auschwitz – Wendy Holden1

Imagem relacionada

Este livro conta a história de três mulheres, Priska, Rachel e Anka, que são enviadas para Auschwitz. Em comum tem o facto de estar grávidas. Josef Mengele, conhecido pelas suas experiências aterradoras com seres humanos, principalmente gémeos, crianças e mulheres grávidas, é então o médico chefe do campo.
Comecei este livro, mas não terminei. A história parece boa quando se lê a sinopse, mas a escrita não me conquistou. E como sou defensora de que não se deve continuar a ler quando não estamos a gostar…
Falei dele aqui.

 

 

Wonder – R. J. Palacio
3

Imagem relacionada

Esta é a história de August, um rapaz que nasceu com uma junção extremamente rara de duas síndromes que dão a August vários problemas de saúde e um rosto extremamente deformado.
Por isso August cresceu a ter aulas em casa. Até que, um dia, a mãe decide que não consegue continuar a dar aulas e August vai pela primeira vez à escola. Como irão os outros aceitar August? Estará ele pronto para essa grande mudança?
Esta história é linda, marcante, tocante. Três estrelas apenas porque não me identifico já muito com o cenário, senti este livro um pouco mais “literatura juvenil”
Contei sobre ele aqui.

 

O Homem de Giz – C. J. Tudor5-estrelas

Este livro conta a história de Eddie e do seu grupo de amigos, que se vêm envolvidos numa teia de mistérios cada vez maior com o passar dos anos. No centro, está o assassinato horripilante de uma jovem, que eles próprios encontraram corta aos pedaços. Mas neste livro ninguém é inocente. Nem os adultos, nem as crianças. Todos têm os seus próprios segredos, e a teia adensa-se cada vez mais.
Um livro que esteve nos Tops por várias semanas e que vale muito, muito a pena!
Falei dele aqui.

 

O Ministério da Felicidade Suprema – Arundhati Roy
4
Resultado de imagem para o ministério da felicidade suprema

Este livro conta a história de Anjum, uma hisra a viver num cemitério e cujo maior sonho é ser mãe, e das personagens inquietantes e misteriosas que a cercam.
É uma história maravilhosa, com um toque de magia e muita solidão escondida nas entrelinhas. Fala de vida, de amor, de politica, de justiça e de muitas e muitas outras coisas.
Só não dou 5 estrelas porque considero que a escrita deste autora não é fácil de ler. Foi o livro em que me demorei mais, não tanto pelo tamanho (apesar de ser considerável) mas exactamente pela escrita.
Mais sobre este livro aqui.

 

 

A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da – Mark Manson4.5arte.jpg

Neste livro Mark Manson vem defender a sua própria teoria sobre a melhor forma de agirmos na vida. Segundo ele devemos “ligar o foda-se” para todas as coisas menores e decidir aquilo que realmente é importante para nós e com o qual no devemos preocupar. Defende ainda que a teoria do pensamento positivo, de que tanto temos ouvido falar, na verdade só nos puxa para baixo. Mais sobre este livro aqui.

 

 

 

Um Mundo de Pernas para o Ar – Elan Mastai
4

Resultado de imagem para um mundo de pernas

Esta é a história de Tom, que vive no mundo perfeito: uma descoberta cientifica em 1965 acabou com a guerra, a fome e a poluição. Desde então a tecnologia nunca mais parou de evoluir e, agora, a única coisa com que as pessoas precisam de se preocupar é em como se entreter.
É quando o pai de Tom inventa a primeira máquina do tempo que Tom conhece Penelope e se apaixona. Mas Penelope morre. O que faz um homem com uma máquina do tempo quando o amor da sua vida morre? Asneira!
Um livro amoroso, cómico e muito interessante.

 

 

A Fuga de Auschwitz – Joel C. Rosenberg

5-estrelas

Imagem relacionada
Nesta história conhecemos Jacob, um jovem judeu e membro da resistência, Jean-Luc, um pastor protestante que acolhe e esconde fugitivos judeus, e os seus familiares e amigos. É uma história que nos leva directamente para dentro dos campos de concentração, que nos dá a conhecer o dia a dia dos prisioneiros e as atrocidades que ali eram cometidas. É um livro realista, muito pés no chão, e muito bom.
Post sobre ele aqui

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s