Filmes que são Melhores que os Livros

Todos nós conhecemos a premissa de que o livro é sempre melhor que o filme, não é? Pois esta regra, como todas as outras regras, também tem excepções. Seguem alguns exemplos em que, na minha opinião, os filmes são melhores que os livros.

 

O Estranho Caso de Benjamin Button (F. Scott Fitzgerald)

Resultado de imagem para o estranho caso de benjamin

Muito resumidamente, esta é a história de Benjamin Button, um homem que nasce idoso e, com o tempo, vai ficando mais novo até morrer bebé. Como seria viver toda a sua vida de trás para a frente?

Eu comecei por ver o filme e devo dizer que apesar de também não ser nada excepcional é um filme razoável, capaz de nos fazer pensar. Já do livro, apenas gostei do pequeno tamanho, provavelmente a única razão pela qual o consegui ler todo.

 

A Cabana (William P. Young)

Resultado de imagem para a cabana

Missy, a mais nova dos três filhos de Mack, desaparece subitamente durante as férias da família para nunca mais ser encontrada. As provas apontam para um violento assassínio. Quatro anos mais tarde a família está desfeita. Mack recebe então um misterioso bilhete, aparentemente enviado por Deus, que o faz partir de novo para a cabana onde a tragédia aconteceu, em busca de respostas.

Não me interpretem mal, o livro é muito bonito, vale realmente a pena. Mas pode tornar-se cansativo. O filme, por outro lado, é completamente comovente, tocante, e deixa-nos agarrados ao ecrã do inicio ao fim da história. Vale muito, muito a pena.

 

A trilogia de Grey

grey_5914_645x.jpg

Não que eu seja fã desta trilogia, de todo. Nunca entendi esta moda, o porque da fama destes livros.

Apesar disso, se não houver nada para fazer, os filmes até se vêem. Os livros eu tentei ler, a sério que tentei ler o primeiro, mas nem a meio cheguei. Muito supérfluo, muito nada.

O iluminado (Stephen king)

Resultado de imagem para o iluminado

Jack torna-se caseiro do grande hotel Overlook durante o Inverno, quando o hotel fecha por ficar inacessível no meio da neve. Com ele vão a mulher Wendy e o filho Danny. Para Jack era uma oportunidade de ter tempo para escrever e tempo em família, mas é então que, no meio do isolamento, as coisas começam a ficar estranhas…

Eu li o livro e realmente até gostei. Foi o primeiro livro que li de Stephen King e despertou-me a atenção, tanto que continuei a ler sempre as obras deste autor.

Mas há que admitir, o filme é melhor. Apesar de já nem ser um filme recente (1980) é um filme que entra na nossa cabeça, que faz o que uma história de terror psicológico deve fazer. Um clássico.

 

O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)

Resultado de imagem para o senhor dos aneis

Mais uma vez, eu não acho que estes livros sejam maus. Pelo contrário, só um grande escritor como o é Tolkien consegue criar um universo tão complexo como o do Senhor dos Anéis, uma história tão fantástica e fora do normal.

Mas eu acho que a escrita é um pouco aborrecida e que certas partes, nos livros, são muito extensas! Os filmes são uma maneira melhor de entrar nesta história, mais rápida e directa e permitem criar mais facilmente uma relação com a história e as personagens.

 

 

 

One comment

  1. Concordo plenamente contigo. Embora geralmente os filmes fiquem muito aquém dos livros, até porque a maioria é simplesmente baseado no livro, há excepções e dessas excepções ressalvo o “Senhor dos Anéis”.
    Não sou fã de fantasia, mas há uns 15 anos ofereceram-me a trilogia do Tolkien. Foi um martírio conseguir ler aquilo, mas lá consegui. Quando surgiram os filmes fiquei um pouco renitente porque fantasia não é de todo a minha “praia”, mas lá acabei por assistir e até gostei e considero-os superior aos livros.
    Há também uma obra que adorei ler e que só o fiz depois de ver a mini-série. Trata-se de “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo. A obra é de uma genialidade brutal e a mini-série de 1985 não lhe fica a dever nada.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s